Mais de 35 quilombolas, homens e mulheres que trabalham nos viveiros das comunidades de Cangume e Nhunguara, no VAle do Ribeira (SP) participaram do segundo módulo do projeto Reposição da Mata Ciliar do Rio Pedro Cubas denominado “Coleta, Beneficiamento, Armazenamento e Comercialização de Sementes e Mudas de Espécies Nativas”.
O curso foi realizado pelo ISA em parceria com as comunidades quilombolas e contou com o apoio do Instituto Ambiental Vidágua. ISA e Vidágua coordenam a Campanha Cílios do Ribeira, pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira. A capacitação ocorreu no dia 24 em Cangume e no dia 25 em Nhunguara, e abordou o beneficiamento e armazenamento das sementes florestais. O primeiro módulo do curso ocorreu em julho passado e o terceiro e último está previsto para fevereiro do ano que vem.
A estratégia do curso é capacitar as comunidades para que realizem todo processo que começa com a coleta da semente e termina com a venda de sementes e de mudas. O objetivo é gerar renda de forma sustentável e produzir mudas para recuperação de matas ciliares como a do Rio Pedro Cubas.
A forma de trabalhar as sementes, o beneficiamento e o armazenamento chamaram a atenção de João da Mota, de Nhunguara, um dos participantes do curso: “Agora que entendi, porque meu pai escolhia ainda na roça de milho os maiores pés e as melhores espigas, e depois cortava as ponteiras e as bases das espigas e separava os melhores grãos para plantio.”
A etapa final, em fevereiro de 2009, irá tratar da comercialização das mudas produzidas e das sementes coletadas, envolvendo as discussões e implicações legais que o processo requer.
(
ISA, 03/11/2008)