Para discutir políticas públicas globais e regionais de combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, especialistas de diversos países da América Latina se reunirão entre os dias 5 e 7 de novembro, em Manaus, na 1a. Conferência Latino-Americana de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais. O evento é promovido pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e será realizado na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O evento contará com a participação de representantes do Greenpeace em seus grupos temáticos. No grupo Florestas e Serviços Ambientais, Paulo Adario, diretor da campanha de Amazônia, falará sobre o panorama das florestas no mundo, no Brasil, na Amazônia, no Amazonas e sua importância para a manutenção do clima.
No grupo temático Energias Alternativas e Eficiência Energética, Ricardo Baitelo (campanha de Energia Renovável do Greenpeace) apresentará o cenário Revolução Energética para 2050.
Na abertura da conferência, o representante do Ministério do Meio Ambiente receberá o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento. Segundo a secretária de Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Ferreira, a idéia é "garantir um lugar no Fundo Amazonas, cuja gestão é feita com o Ministério do Meio Ambiente e o BNDES".
(Greenpeace, 04/11/2008)