O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), defendeu a adoção de soluções integradas para a questão da mobilidade urbana em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A proposta foi feita no Seminário Região Sul da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, realizado nesta segunda-feira (03/11), no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.
“A questão da mobilidade urbana é um grande desafio que precisamos enfrentar e deve ser contemplado na proposta Orçamentária da União para 2009”, salientou Melo ao manifestar-se em nome dos 36 vereadores da Capital. “Me associo aos que aqui defendem a extensão do metrô como forma de integração da Região Metropolitana com Porto Alegre, otimizando o transporte coletivo e beneficiando milhões de contribuintes”, observou.
O evento desta segunda-feira, já realizado em outras cinco capitais brasileiras, reuniu parlamentares gaúchos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades civis da Capital e Região Metropolitana que apresentaram aos coordenadores dos trabalhos propostas ao Orçamento da União para 2009, contemplando melhorias nas áreas do transporte de massa, da saúde, meio ambiente, entre outras.
A edição local do Seminário Região Sul da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional para discutir a proposta orçamentária da União para 2009, contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), do presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), do relator da Proposta Orçamentária para 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS) e do relator da Receita deputado Jorge Khoury (DEM-BA), entre outras autoridades.
(Por Luiz Fernando Lima, Ascom CMPA, 03/11/2008)