Brinquedos, porta-retratos e objetos de decoração. Esses são alguns itens confeccionados pelos estudantes do Instituto de Educação São Francisco, no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre, a partir de materiais recicláveis. O reaproveitamento de garrafa PET, plástico, tampa de garrafa, madeira, vidro, lata e papel faz parte da atividade realizada junto a 160 alunos de turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os trabalhos integram o Projeto Reciclável, desenvolvido na disciplina de Química. Parte dos produtos foi apresentada ontem para avaliação.
Desde o começo do ano letivo, os jovens têm acesso a informações relacionadas à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais. A cada trimestre ocorreu uma etapa do projeto, segundo explicou a professora de Química e coordenadora da iniciativa, Márcia Busato. A primeira etapa compreendeu o conceito de reciclagem, por meio de uma visita a uma empresa para conhecer o projeto de reaproveitamento dos resíduos do pólo petroquímico. 'O objetivo é criar posicionamento crítico e comprometimento com a questão ambiental, que não integra diretamente o currículo escolar', afirmou Márcia, pós-graduada em Educação Ambiental.
Na segunda etapa, os estudantes puderam escolher um tema para aprofundar o conhecimento sobre o processo de reciclagem, desta vez com visitação a indústrias. O projeto culminou com a confecção de produtos, a partir de materiais reutilizados. Esta é a primeira edição do projeto, já desenvolvido em outras escolas por Márcia.
A intenção do trabalho escolar é demonstrar também o custo-benefício do reaproveitamento do lixo doméstico e a importância do impacto de ações simples na limpeza urbana e ambiental. Essa proposição foi bem compreendida pela estudante Larissa Hab. O grupo da aluna de 15 anos apresentou um trem de brinquedo, que foi criado com caixas de leite e de fósforo, tampas de garrafa PET, palitos e papel de presente. 'Conseguimos o material em um mês. É um trabalho muito interessante e se gasta bem menos para confeccionar um brinquedo', destacou a jovem.
(CP, 04/11/2008)