A turma formada pelos novos agentes ambientais, curso oferecido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), se reuniu nesta segunda-feira (3) para a definição do plano de trabalho junto à comunidade. O curso foi oferecido com o objetivo de formar multiplicadores que irão promover a perfeita harmonia entre a comunidade e o meio ambiente.
Uma das principais ações dos agentes é conscientizar a população que mora no entorno do arroio Barnabé a manter a urbanização após o término das obras do PAC. "Hoje definimos como iremos trabalhar a partir de agora. Visitas à comunidade, falando sobre a importância da conservação sadia da natureza, é um dos exemplos", salienta Márcia Cabral, educadora do PAC.
Calebe Guimarães, secretário municipal de Captação de Recursos, frisa que este tipo de ação faz com que a população da região tenha vontade de ajudar a preservar os locais que o PAC está reurbanizando. "Queremos fomentar uma nova cultura entre os moradores do Barnabé e os agentes nos ajudarão com este contato direto com a comunidade", garante ele.
Definição
A partir da próxima quarta-feira (5), os agentes começarão as visitas à comunidade. Conforme o local de suas residências, foram formadas equipes de duas ou três pessoas que ficarão atentas à situação de sua área de atuação, intervindo quando necessário junto aos moradores.
Programa do curso
Os alunos do curso de Formação de Agentes Ambientais tiveram acesso a aulas de legislação ambiental, educação para o trânsito, oficinas de expressão corporal e reciclagem, além de visitas orientadas à área da nascente do arroio Barnabé, ao Aterro Sanitário Santa Tecla, às estações de tratamento de água e esgoto da Corsan, entre outras atividades.
(Prefeitura de Cachoeirinha, 03/11/2008)