Prefeitura de Cachoeirinha e o Ministério Público assinam na tarde desta quinta-feira (30/10) um termo de cooperação com o objetivo de proteção ao meio ambiente com restauração dos corredores ecológicos na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí em áreas rurais ou com características rurais. O documento assinado pelos promotores Daniel Martini e André Carvalho e pelo vice-prefeito Felisberto Xavier, representando o prefeito José Stédile.
Com isso o município se compromete a prestar auxílio ao MP emitindo laudo de vistoria sobre as condições da área de preservação permanente em um prazo de doze meses. De posse aos laudos o MP chamará os proprietários das áreas para firmar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com objetivo de restaurar o corredor ecológico, recuperação da mata ciliar e outras providências.
O município também ficará responsável em doar mudas nativas e prestar assistência para o plantio e controle de rearborização, além de implementar projetos de recuperação das áreas degradadas. Conforme o titular da Secretaria do Meio Ambiente Luis Carlos Machado, a secretaria vem desempenhando diversos projetos que contribuem com a recuperação do meio ambiente. "Compartilhando responsabilidades atingiremos mais rápido os nossos objetivos".
(Prefeitura de Gravataí, 03/11/2008)