No próximo dia 19 deverá ser assinado em São João do Polêsine o Protocolo de Cooperação Técnica entre as Secretarias do Meio Ambiente e do Turismo, Esporte e Lazer visando a implantação do Parque Estadual da Região da Quarta Colônia, criado em 2005, abrangendo os municípios de Agudo e Ibarama, em uma área de 1847 hectares.
A data foi marcada pelos secretários do Meio Ambiente em Exercício, Francisco Simões Pires e do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte; a prefeita de São João do Polêsine, Valselina M. Bulegon Gassen, que também preside o Consórcio de Desenvolcvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS); o secretário-executivo do CONDESUS, José Itaqui e a bióloga Sônia Sechin, do Departamento de Biologia da UFSM.
O projeto vem sendo gerenciado pelo CONDESUS, integrado também pelos municípios de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Restinga Seca e Silveira Martins.
"Trata-se de uma importante unidade, daí a preocupação em nos aproximar da Secretaria do Turismo para tornar o parque viável", afirmou Francisco Simões Pires.
O secretário Heitor Gularte disse que é um projeto fundamental, enfatizando mais uma vez a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente "que tem sido sensível e decisiva com os projetos de turismo no Estado".
Para a prefeitura Valselina Gassen, a assinatura do protocolo é importante para que todas as ações de implantação do parque se concretizem, permitindo projetos de educação ambiental, pesquisa científica e fortalecimento da economia da região. Já a bióloga Sônia Sechin disse que a implantação do parque será fundamental para o desenvolvimento regional e preservação da biodiversidade.
Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Rafael Ferreira e o chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Luiz Alberto Mendonça.
(Sema, 03/11/2008)