A petroquímica Braskem entrará na lista de empresas que revisarão seus programas de investimento para os próximos anos. O presidente da empresa, Bernardo Gradin, atribui o adiamento de projetos à crise que atinge a economia mundial. Ele afirma, porém, que o projeto de polietileno feito a partir de cana-de-açúcar, com início de operação para o primeiro trimestre de 2011, não terá cronograma alterado.
Destinos de outras iniciativas da empresa serão divulgados quarta-feira, junto aos resultados do terceiro trimestre. Devido à limitação da oferta de crédito no mercado, a Braskem reduziu a participação de recursos de terceiros nos valores utilizados para o financiamento de vendas ao mercado externo. Gradin afirma também que a instituição precisou ampliar o volume de crédito disponibilizado para os clientes.
Outra conseqüência da crise é a retração da demanda por resinas termoplásticas em setores que limitarão o ritmo de produção no fim deste ano. Um dos casos mais significativos é a produção nacional de automóveis. 'No caso de clientes integrados à indústria automotiva, nota-se que há uma redução no consumo', revelou. Nos segmentos alimentícios e de embalagens em geral, porém, a demanda continua aquecida, de acordo com o executivo. Ele acrescenta que, apesar de os efeitos da crise na economia brasileira ainda serem incertos, o principal indicador para responder a essa pergunta será, em sua opinião, o nível de empregabilidade. No mercado externo, ele entende que o termômetro mais importante será a economia chinesa. Caso o Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático mantenha o ritmo de crescimento registrado nos últimos anos, é provável que o impacto desta fase difícil sobre os países desenvolvidos seja minimizado.
A Braskem está analisando também os efeitos da variação cambial em seus negócios. Em relação à venda de resinas, o dólar valorizado amplia a competitividade do produto brasileiro no exterior e limita as importações. Em contrapartida, a flutuação do câmbio nos últimos dias reduz os efeitos da queda dos papéis de petróleo sobre o preço da nafta. A matéria-prima dos petroquímicos básicos tem seu preço calculado a partir de diversos indicadores, como o preço da nafta no mercado europeu e o câmbio.
(
CP, 03/11/2008)