Diariamente consumimos produtos e serviços sem saber exatamente que benefícios ou danos eles podem causar. Nossa saúde corre riscos quando ingerimos produtos alimentícios, utilizamos materiais de limpeza e de higiene pessoal, freqüentamos clubes e academias e até mesmo quando nos submetemos a algum tratamento. Por isso, cabe à Vigilância Sanitária (Visa) realizar uma prática de saúde coletiva de caráter preventivo, evitando ou minimizando riscos.
E é para divulgar este serviço que a Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania está percorrendo o País. Depois de passar por Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Mato Grosso (onde foi visitada por mais de 12 mil pessoas), ela chegou ao Estado neste final de semana. A solenidade oficial de abertura ocorre hoje, às 17h30min. A exposição está instalada no Cais do Porto da Capital e pode ser visitada até o próximo domingo no armazém A5.
Dirigido principalmente a crianças da 2ª à 6ª série do Ensino Fundamental, o evento apresenta - de forma lúdica - o quanto a vigilância está presente no dia-a-dia das pessoas. Ao expor hábitos do cotidiano, esclarece sobre os perigos à saúde e também como algumas alterações podem trazer benefícios à população.
Caixas-cenário reproduzem os locais de atuação da Vigilância Sanitária, como consultórios médico e dentário, lanchonete, farmácia e salão de beleza. Além disso, painéis interativos e telefones orientam o público sobre como agir em situações de risco, a fim de evitar acidentes.
O evento conta ainda com apresentações artísticas, exibição de vídeos informativos, palestras profissionais, oficinas e cursos. Em Porto Alegre, o espaço no Cais conta com 1,6 mil metro quadrado.
A intenção dos organizadores é receber diariamente cerca de 500 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site www.mevs.com.br. A mostra também é aberta ao público em geral e tem entrada franca.
(JC, 03/11/2008)