A tarde de sábado marcou a inauguração do Centro de Atenção aos Cães de Rua, instalado numa área de 32 hectares na localidade da Vista Alegre, passando o CTG 93, onde já funcionou a Fazenda Ebenézer.
No local, os cães de rua devem ser tratados, castrados e devolvidos ao seu habitat, a menos que sejam adotados por uma família. Mesmo em início de atividades, o Centro já contabiliza cerca de 120 animais disponíveis para adoção.
Na inauguração, a busca de uma família contava com alguns truques de sensibilização, como a utilização de top nas cadelas e gravatinhas nos cachorros. Muitos filhotes também vivem no Centro, para os que preferem o contato com os animas desde os primeiros meses.
O local será mantido pela prefeitura e administrado pelo Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, São Francisco de Assis. No interior das dependências, que contam com salão, escritório, cozinha, sala de cirurgia, sala de banho, banheiro, baias operatórias e salas de pós-operatório, fotos de maus-tratos chocam até mesmo quem não tem tantas afinidades com os animais. Poucos minutos antes da inauguração oficial, um vira-lata chegou resgatado após ter sido atropelado.
Para riso de todos os presentes, assim que o prefeito municipal começou seu discurso, os cães imediatamente começaram a latir de forma intensa, bem como quando a fala terminou. “Não tem jeito de falar aqui sem latido, não é?!”, exclamou Luís Fernando Mainardi. Em seu discurso, o prefeito lembrou que o Centro é resultado do esforço do Núcleo, que lutou incansavelmente para resolver o problema dos cães de rua na cidade. “Os cães são uma responsabilidade não só do poder público, mas de todos, então, são uma preocupação de todos, também”, explicou o prefeito, dizendo que o trabalho de castração vai ajudar na erradicação dos cães sem dono das ruas de Bagé.
A presidente do Núcleo, Luana Machado, lembrou as brigas, inimizades e até mesmo, processos judiciais que a criação do Centro ocasionou. “E agora a etapa que ainda precisa ser cumprida e passa a ser nossa próxima meta é alcançar a conscientização das pessoas. Esta é uma meta muito mais difícil e abrangente”, disse Luana.
Como adotar
Para adquirir um dos cães, basta visitar o Centro de Atenção aos Cães de Rua, apresentar carteira de identidade e ser maior de idade. Não é preciso pagar nada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8114 0998.
(Jornal Minuano, 03/11/2008)