Uma cavalgada com cerca de 30 componentes chegou por volta das 11h da manhã deste sábado ao Parque do Gaúcho. O objetivo do grupo foi plantar 15 mudas de árvores no local.
A promoção foi idealizada pela 1ª Prenda Juvenil da 18ª Região Tradicionalista, Angélica Camargo da Silva, de apenas 15 anos, e teve como título “No Trote da Conscientização”.
Mesmo com um imprevisto (uma das participantes acabou sofrendo um pequeno acidente com o cavalo), a cavalgada chegou ao seu destino, onde esperavam representantes de CTGs, Piquetes, 18ª Região Tradicionalista, a secretária municipal de desenvolvimento econômico, Marlisa Fico e a coordenadora do Parque do Gaúcho, Regina Quadros.
A cavalgada partiu por volta das 10h da avenida Visconde de Ribeiro Magalhães. Um dos motivos da escolha do trajeto da cavalgada foi a importância histórica desta rua, que apresenta árvores plantadas há mais de 100 anos. “Seguindo para o Parque do Gaúcho, plantar mudas de árvores nativas no seu interior é uma forma de incentivar a preservação ambiental e o aprimoramento social para com o meio em que vivemos”, justifica Angélica.
A ação fez parte de um relatório de atividades que todas as prendas regionais devem desenvolver durante o ano. Em 2008, o tema do Movimento Tradicionalista Gaúcho é “Preservação do Meio Ambiente: Dever de Todos”.
(Jornal Minuano, 03/11/2008)