A divulgação de um laudo técnico que acusa a presença excessiva de coliformes fecais na Lagoa dos Ingleses está mobilizando a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG). Na próxima quarta-feira (05/11), às 10 horas, a comissão realiza no Plenarinho III da Assembléia Legislativa de Minas Gerais uma audiência pública para discutir a questão. O requerimento para realização do evento é de autoria do deputado Agostinho Patrús Filho (PV), que citou o laudo elaborado pela empresa Visão Ambiental, contratada pelo Clube Serra da Moeda.
De acordo com o levantamento realizado, em pouco mais de um ano, o nível de poluição na Lagoa dos Ingleses aumentou em mais de 50%. Em análise realizada em fevereiro de 2007, a Visão Ambiental registrou a presença de 16 mil unidades de coliformes fecais em 100 mililitros de amostras. Já em abril de 2008, o nível subiu para 24.196 unidades de coliformes fecais em cada 100 mililitros de amostra. Os níveis aceitáveis, segundo o autor do requerimento, são inferiores a 5 mil unidades. "Isso leva a crer que a estação de tratamento de esgoto atualmente existente não é suficiente para atender a todos os condomínios da região", argumentou Agostinho Patrús Filho.
Os dados mobilizaram também a atenção do Ministério Público de Nova Lima, que já investiga o caso. Já a Secretaria de Meio Ambiente do município, segundo Agostinho Patrús Filho, também interveio, encaminhando dois boletins à Polícia Florestal para que sejam tomadas providências. "Tal acontecimento lamentável necessita de urgente intervenção a fim de evitar maiores prejuízos e danos irreparáveis ao meio ambiente", afirmou o deputado.
Estão convidados a participar do debate o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo; o chefe de Divisão de Recursos Hídricos do Igam, Mário Wardi Júnior; o diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, Sandro Ivens Ribeiro, representando o prefeito Carlos Roberto Rodrigues; a analista em Direito do Ministério Público, Vanessa Andrade Ferreira, representando a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Nova Lima, Andressa de Oliveira Lanchotti; o presidente da Associação Geral de Alphaville, José Maria Vieira; e o diretor de Meio Ambiente do Clube Serra da Moeda, Roberto Godoi Assumpção, representando o presidente desse Clube, Alberto Carlos Souto Soares.
(Ascom AL-MG, 30/10/2008)