Destruição consumiu 587 km² de florestas em setembroO desmatamento da Amazônia em setembro atingiu 587 quilômetros quadrados de florestas, segundo cálculos feitos pelo Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De tão grande, uma área dessas é difícil de ser imaginada. Para que o leitor possa ter uma idéia do quanto isso significa, o Globo Amazônia fez algumas comparações.
A área total degradada corresponde a pouco mais de um terço do município de São Paulo, que tem 1.523 km². Também é um pouco superior ao tamanho da Ilha de Santa Catarina, que abrange 424 km².
Se o total desmatado for dividido por 30, para saber quanto de floresta é consumido por dia, chega-se a 19,6 km², área praticamente idêntica à Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, que tem 18 km².
Repartindo o valor em 24 partes, tem-se 0,82 km² de mata devastada a cada hora na Amazônia. Para se ter uma idéia, o Parque do Ibirapuera, que fica em São Paulo, tem 1,6 km². Isso significa que, a cada duas horas, uma área equivalente ao parque é destruída.
Finalmente, dividindo o valor por 60, temos 0,013 km², ou 1,3 hectare, pouco mais que um campo de futebol, ou um quarteirão, devastado a cada minuto.
Se você não gostou muito dessa conta, uma forma de protestar contra o desmatamento é registrar sua indignação no mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra as queimadas da floresta em tempo real e traz todos os pontos de desmatamento detectados pelo Inpe em Setembro.
(Por Iberê Thenório, Globo Amazônia,
G1, 30/10/2008)