Estado avançado de decomposição impediu detecção da causa da morte.
Parte do corpo pesava entre 7 e 8 toneladas.
Uma baleia foi encontrada morta em uma praia de Quatipuru (PA) no fim de semana. Os técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram informados na terça-feira (28) e se deslocaram ao local na quarta-feira (29).
A baleia foi encontrada sem cabeça e sem as nadadeiras peitorais. A parte do corpo encontrada pesava entre 7 e 8 toneladas e a carcaça media 10,7 metros.
De acordo com o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor), como o estado de decomposição da carcaça estava avançado, não foi possível descobrir a causa da morte do mamífero.
De acordo com Kristian Legatzki, veterinário do Cepnor, quem avistar animais deve entrar em contato o mais breve possível com os órgãos competentes.
Também é importante afastar curiosos do local para evitar que o animal fique estressado, se debata e se machuque. Ainda que o animal já esteja morto, como foi o caso da baleia, é importante informar com rapidez aos órgãos ambientais para que tomem providências, antes que o corpo entre em estado avançado de decomposição, impossibilitando a descoberta da causa da morte.
(Com informações da TV Liberal, G1, 30/10/2008)