A licença preliminar para a construção da usina hidrelétrica de Jirau deverá ser concedida pelo Ibama até amanhã, informa o balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) divulgado nesta quinta-feira.
Segundo o documento, o Ibama emitirá até esta sexta-feira (31) um parecer acerca dos impactos ambientais e legais associados à mudança do local de construção da usina, proposta pela empresa Energia Sustentável, que ganhou o leilão da usina.
Na prática, o parecer permite à empresa iniciar a construção do canteiro de obras, anteriores à construção da usina em si. A previsão é que a licença definitiva saia até abril do ano que vem.
O grupo Energia Sustentável do Brasil --encabeçado pela empresa Suez-- propôs mudar o local da construção da usina em nove quilômetros, alegando que isso traria redução de custos e menor impacto ambiental.
O balanço do PAC prevê ainda a concessão da licença de instalação de Angra 3 até o fim do ano. Para essa obra, o Ibama já concedeu a licença para a construção do canteiro de obras.
(Por LORENNA RODRIGUES, Folha Online, 31/10/2008)