O secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, recebeu nesta quinta-feira (30), em seu gabinete, o trabalho intitulado "Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas em Lavras do Sul", uma publicação resultante de convênio de cooperação técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente, Fepam e a Companhia de Recursos Minerais (CPRM), com resultados na área ambiental, saúde e técnico-científica.
O trabalho, coordenado pelo geólogo Carlos Antônio Grazia, da CPRM, teve a participação da geóloga da Fepam, Maria Heloisa D. Pestana. O Projeto integra o Programa Nacional de Geoquímica Ambiental e Geologia Médica - PGAGEM - do Serviço Geológico do Brasil.
Para Francisco Simões Pires, o trabalho qualifica a gestão ambiental e pode ser o embrião de um programa de Estado que pesquisar e estudar áreas degradadas, podendo ampliar a parceria com a CPRM visando a formação de um banco de dados.
A diretora técnica da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa afirmou que a fundação se sente honrada com a produção de um documento consolidando a amizade e parceria entre as duas instituições.
O trabalho foca a amostragem em baixa densidade de sedimentos de corrente, solos, águas superficiais e de consumo e respectivas análises para o conhecimento das variações das concentrações dos elementos químicos na superfície do território brasileiro. Inicialmente, o programa avaliou áreas com passivos ambientais gerados por contaminações antrópicas. E seus efeitos na saúde humana.
O trabalho estará disponível integralmente nos sites da CPRM e da Fepam. Os dados brutos gerados, referentes aos 51 elementos analisados, poderão alimentar bancos de dados institucionais.
Também participaram o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM, José Leonardo Andriotti; o chefe do Departamento de Qualidade Ambiental, Manoel Eduardo de Miranda Marcos; a geógrafa Nina Rosa e o geólogo Nilo Sérgio Fernandes Barbosa.
(Sema, 30/10/2008)