Autoridades sanitárias chinesas confirmaram hoje que cerca de 60 pessoas na província de Anhui, leste da China, foram contaminadas com tifo tropical, uma doença contagiosa causada por picadas de larvas de carrapatos.
Uma declaração publicada no site do Departamento Provincial de Saúde apontou que 58 casos foram confirmados desde 1º de outubro, incluindo 47 na cidade de Fuyang, oito em Bengbu e três em Bozhou.
"Todos os pacientes receberam tratamento a tempo e nenhuma morte foi informada. Alguns deles se recuperaram e já receberam alta do hospital", segundo a declaração.
O departamento de Saúde da cidade de Fuyang recebeu relatórios, sábado passado, a respeito de que os dois principais hospitais da cidade receberam, desde 1º de outubro, mais de 200 pessoas com febre alta e dores na cabeça.
O departamento provincial da saúde enviou segunda-feira um grupo de especialistas a Fuyang. Enquanto a maior parte dos casos foram diagnosticados como pneumonia ou sarampo, 16 foram confirmados, quarta-feira, como tifo tropical -também conhecida como doença tsutsugamushi-, após testes de sangue.
"É uma doença contagiosa transmitida por larvas de carrapatos, causada por um microrganismo conhecido como Rickettsia tsutsugamushi", disse Wu Jiabing, especialista em prevenção de doenças do departamento provincial de Saúdes e diretor do grupo de especialistas.
(Agência Xinhua, Terra, 31/10/2008)