Estudantes de Arquitetura da Ufrgs, militantes do PSol e integrantes do Fórum das Entidades entraram em confronto com seguranças da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (29/10). Eles protestavam contra o projeto do Pontal do Estaleiro, que está em tramitação na Casa. O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), informou que irá registrar ocorrência na Polícia para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Após o incidente, ocorrido na área de acesso ao Plenário Otávio Rocha, os manifestantes foram ouvidos pelo presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), que agendou reunião com o grupo para a próxima segunda-feira (03/11), às 13h30min. Melo observou que todas a manifestações da comunidade são legítimas, "desde que sejam ordeiras". Em reunião de líderes de bancadas e de integrantes da Mesa Diretora, após a sessão desta terça-feira, ficou decidido que o projeto deverá ir à votação na sessão do dia 12 de novembro.
O vereador acrescentou que o projeto do Pontal do Estaleiro já vem sendo debatido há algum tempo, inclusive com a realização de audiência pública. Observou, porém, que muitos dos que vieram à Casa hoje preferiram não participar dos debates prévios.
Melo lembrou ainda que o projeto chegou ao Plenário por decisão dos líderes partidários e da Mesa Diretora e que a matéria é altamente relevante para a cidade. "A presidência da Câmara é sempre favorável a esgaçar o debate."
(Por Marco Aurélio Marocco, Ascom CMPA, 29/10/2008)