Os moradores da quadra 18 no conjunto A do Setor P-Sul, em Ceilândia, receberam no fim da manhã desta terça-feira (28/10) uma visita inusitada. Um tamanduá da espécie mirim invadiu o galpão do programa Pró-DF, no lote 30, por volta das 11h15. O animal havia sido encontrado por um morador ainda na madrugada e guardado na carroceria de um caminhão. Logo pelo início da manhã, o bicho foi solto, mas acabou retornando ao local.
Mesmo com a surpresa, alguns moradores se renderam à curiosidade e deixaram o medo de lado. Segundo o cabo da Polícia Militar, Odausi Ferreira Dias, o animal acabou despertando alguns cuidados. “Nós demos água e até pedaços de cupim para ele ficar menos agitado”, disse. O pedido de resgate foi feito pelo próprio cabo, que ligou ao Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) informando sobre a aparição.
A Companhia de Polícia Ambiental chegou ao galpão somente às 13h15. O animal não apresentou dificuldades para ser capturado. Ele ainda deverá passar por uma avaliação médica e ser libertado na Floresta Nacional.
Cobra sucuriO galpão do Pro-DF fica localizado em um setor de chácaras, rodeado por matagal. De acordo com os moradores, essa não é a primeira vez que a vizinhança é surpreendida com uma visita inesperada. A última ocorrência foi registrada há menos de um ano, quando uma sucuri, com cerca de 5 metros, invadiu uma residência.
(Por Teresa Cunha,
Correio Braziliense, 28/10/2008)