Controle da poluição motivou reconhecimento
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) conquistou uma das mais importantes premiações ambientais da Região Sul: o 16º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Controle da Poluição. A autarquia venceu com o case De Oito a Oitenta, que descreve os projetos de saneamento em execução em Caxias do Sul. A premiação é promovida pela Editora Expressão, com sede em Florianópolis (SC).
Desde 1993, o Prêmio Expressão de Ecologia contempla as principais iniciativas de cunho ambiental do Sul. A edição de 2008 teve número recorde de projetos participantes: um total de 164 inscrições.
- Isso comprova que o setor produtivo sulista cada vez mais insere a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável entre seus objetivos estratégicos - afirmou o coordenador do júri, Antonio Odilon Macedo, da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE).
O projeto do Samae mostrou como a prefeitura está promovendo avanços no tratamento de esgoto.
- O próprio nome do case faz uma referência ao índice de população com esgoto tratado que teremos em cerca de três anos: partimos dos 4% iniciais em 2005 e já estamos em 15%, sendo que a meta é ultrapassar os 80% - explicou o diretor-geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon.
A partir de hoje, as iniciativas do Samae serão apresentadas na Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente/Fiema Brasil, em Bento Gonçalves. Além da autarquia, a prefeitura também vai mostrar ações ambientais desenvolvidas pela Codeca e secretarias.
(Pioneiro, 29/10/2008)