A velocidade e a fúria das águas que inundaram cidades dos vales do Taquari e Caí começaram a chegar ontem à região das ilhas do Delta do Jacuí, deixando os 14,8 mil moradores em alerta. Na Ilha da Pintada, a dona de casa Rosana, 32 anos, colocou as galochas para estender a roupa no varal do pátio.
Conhecedor das águas do Delta do Jacuí, o pescador aposentado da Colônia Z-5 da Ilha da Pintada, Dalvino da Silva Rodrigues, 65 anos, observava com atenção o movimento do Guaíba. 'Se o vento virar, muita gente vai ficar embaixo d’água.' O Guaíba invadiu a estrada de chão batido que dá acesso ao lado Norte da Ilha Grande dos Marinheiros. Por orientação da Defesa Civil, os moradores começaram a subir móveis, roupas e eletrodomésticos.
O coordenador da Defesa Civil da Região das Ilhas, Ivo Schmitt, afirmou que a situação da Barragem de Amarópolis, em Santo Amaro, próximo a Triunfo, está sendo monitorada. 'As comportas estão abertas e a água, fluindo.' O nível na barragem, que controla as águas do rio Jacuí, subiu 1 metro da manhã de segunda-feira para ontem, quando chegava a 6,8 metros acima do normal.
Os moradores de Triunfo e da localidade de Barreto estão sem água desde a madrugada de ontem em função das cheias dos rios Jacuí e Taquari. Houve obstruções em ambos os sistemas de gradeamento das captações de água, o que exigiu a presença de mergulhadores para remoção dos materiais que impediam o bombeamento. Em Triunfo as cheias romperam a canalização adutora a 4 metros abaixo da superfície da água. A Corsan esperava que durante a madrugada 80% do abastecimento estivesse normalizado.
(Correio do Povo, 29/10/2008)