Uma exposição fotográfica para aumentar a conscientização social sobre a proteção do ambiente foi inaugurada na última quinta-feira (23), na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, com o apoio da WSC (Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem, na sigla em inglês) e a Unesco (organismo da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura). A mostra gratuita poderá ser vista até 9 de janeiro de 2009.
Com esta iniciativa, as instituições pretendem insistir na necessidade de os governos e a comunidade internacional se unirem para conservar a diversidade cultural e natural do mundo. Para isso, são mostradas imagens da vida selvagem global e de vários espaços naturais ameaçados, desde a floresta virgem de Makira, em Madagascar, até a fauna litorânea da Patagônia argentina.
A exposição também contém um mapa elaborado com tecnologia satélite por cientistas que representa um retrato único do impacto dos seres humanos em todos os pontos do planeta.
"O forte traço da humanidade já causou o desaparecimento de muitas espécies. Muitas mais estão em perigo. Esta exposição é uma oportuna lembrança, não só das maravilhas da natureza, mas também de nossa dependência do meio ambiente", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A amostra se divide em três galerias. A primeira, intitulada "Humanos saudáveis, meio ambiente saudável", reflete a relação entre as pessoas, os animais e um ecossistema saudável. A segunda, "Protegendo os habitats e a vida selvagem", oferece soluções para os desafios de preservação da biodiversidade, e a terceira, "Conectando as pessoas com a natureza em um mundo urbanizado", serve para fomentar a valorização dos ecossistemas neste novo milênio.
(Efe, Folha Online, 28/10/2008)