As comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado realizam hoje (28), às 10h, audiência pública para discutir a compra de terra por estrangeiros na Amazônia e as medidas do governo contra o desmatamento na região.
Foram convidados para o debate os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. Os presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio Meirelles, também devem participar da reunião.
Parlamentares e convidados também devem debater questões relacionadas ao recadastramento fundiário obrigatório de todos os imóveis rurais situados nos municípios que mais desmatam na região amazônica e a concessão de anistia aos proprietários de terra nessa região. Outro ponto a ser discutido é a resolução do Conselho Monetário Nacional que estabelece algumas condições obrigatórias à concessão de crédito para empreendimentos rurais na Amazônia.
(
Agência Brasil, 28/10/2008)