O 3º Encontro Capixaba de Biossegurança será realizado nas próximas quinta e sexta-feiras (30 e 31), no centro de biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O objetivo é compartilhar as experiências e integrar os diferentes profissionais na área, como biólogos, farmacêuticos, médicos, agrônomos, biomédicos e nutricionistas.
Este ano, os participantes discutirão temas como a “Liberação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) no Meio Ambiente”, com o Dr. Alexandre Neponuceno e a Dra. Erna Gressien Kron; o “Gerenciamento de Resíduos” com Dr. Ricardo Franci, da Ufes, e a “Educação e Informação em Biossegurança”, com Dr. José Aires Ventura do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Msc. Maria da Graça Mattedi, da Emescam e a Dra. Luciana Di Cícero, da Amyris Biotechnologies.
A expectativa é ampliar o debate e o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, induzindo o aumento dos índices de produção científica e inovação tecnológica nas diversas áreas de atuação que a biossegurança abrange.
No núcleo de Biotecnologia da Ufes tem sido desenvolvidas pesquisas em agronegócio e saúde, com enfoque em biologia celular e molecular na fruticultura, tecnologia de fabricação e processamento de bebidas, alimentos funcionais e bases moleculares dos aspectos fisiopatológicos de doenças.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.prppg.ufes.br/biotecnologiA. Custam R$ 50,00, inteira, e R$ 25,00 para estudantes, mediante comprovação. Mais informações podem ser obtidas pelo email biossegurança@gmail ou no telefone (27) 3335-348.
(Por Flavia Bernarde
s, Século Diário, 28/10/2008)