Localidade em Canoinhas sofreu danos característicos do fenômeno na tarde de domingoO município de Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, pode ter sido atingido por um tornado na tarde deste domingo. Fotos do leitor Joselito Beluk mostram fortes indícios da passagem do fenômeno na localidade de Parado, em um local conhecido como Pedreirinha.
O vento chegou a derrubar uma árvore sobre um veículo. Ninguém ficou ferido.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, quando não se tem registro da passagem do tornado, a investigação é feita a partir do rastro que ele deixou.
Entre as indicações da passagem de um tornado em Canoinhas estão as várias árvores que foram quebradas no tronco, e não tombadas, como muitas vezes acontece devido a rajadas de vento. Outro fato que indica a ocorrência do fenômeno são as árvores que estão ao lado das quebradas, e que nada sofreram.
— O vento de rotação vem de cima para baixo, pega a árvore, gira e arranca. Ela não tomba — explica.
O meteorologista afirma que os tornados, além de possuírem uma pequena vida útil, têm também uma área de atuação restrita.
Estes fenômenos podem acontecer quando uma massa de ar quente e úmido atua sobre uma região, como foi o caso do Planalto Norte. Há a formação de nuvens cumulonimbus, que são características de tempestades. Dentro delas há fortes ventos ascendentes e descendentes. Segundo cálculos dos meteorologistas, cerca de 1% destas nuvens podem desenvolver ventos em rotação que passam da nuvem e se deslocam até o solo, caracterizando um tornado.
(
Diário Catarinense, 27/10/2008)