No último final de semana Bombeiros registaram o aparecimento de 7 animais silvestresDurante o último fim de semana o Corpo de Bombeiros de Guaramirim registrou o aparecimento de pelo menos sete animais silvestres em casas da zona urbana da cidade. Foram recolhidos e devolvidos para seu habitat natural gambás, cobras, tucanos, porcos-espinhos e cachorros do mato.
No sábado à tarde, o eletricista de manutenção Márcio Decker viu algo estranho correndo pelo pátio de sua casa até debaixo do seu quarto. Quando se aproximou viu que era um porco-espinho quem buscava refúgio ali. Márcio conta que ficou em alerta, pois sabia que o bicho soltava seus espinhos, e pediu para que a filha chamasse os bombeiros.
— Ele precisava ser levado para seu habitat. Aqui ele estava só tentando se proteger — disse.
O comandante dos bombeiros de Guaramirim, Nelson Gonçalves de Oliveira, relaciona o grande aparecimento de animais em áreas urbanas à quantidade de chuva que caiu nas últimas semanas. Porém, segundo uma das diretoras do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, Elza Nishimura, a causa do fenômeno é o desmatamento.
Ela diz que tem se tornado comum o aparecimento de animais tipicamente silvestres em áreas urbanas, até mesmo alguns de médio porte como a Jaguatirica e o Bugio. Elza explica que os animais buscam abrigo nas casas porque estão perdendo seu habitat natural.
— Eles têm todo o dia um pedaço da sua casa destruído e precisam procurar outros lugares para se protegerem — diz.
Ela considera que a situação já chegou num nível preocupante.
— Basta andar pela BR 280 para ver o desmatamento em toda nossa região, principalmente para a construção de novos loteamentos — reclama.
(
Diário Catarinense, 27/10/2008)