Especialistas em crédito de carbono se reúnem nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis, para apresentar as potencialidades de projetos sustentáveis e seu aproveitamento financeiro no 3º Evento Brasileiro de Créditos Ambientais.
Em 12 palestras, será demonstrado como diferentes atividades econômicas podem implantar ações ambientais e faturar com a criação de créditos de carbono baseados nelas. Entre os especialistas estarão representantes do Ministério das Relações Exteriores, BNDES, Instituto Nacional de Pesquisas Especialistas (INPE) e Embrapa. Um curso ensinará os trâmites para adequar ações ambientais aos mecanismos para obtenção dos créditos de carbono.
De acordo com a organização, são esperadas 1,8 mil pessoas de diversas regiões do país e também do exterior. O evento terá ainda uma mostra com produtos e equipamentos ligados à área ambiental.
O mercado mundial de crédito de carbono movimenta cerca de US$ 600 bilhões atualmente, de acordo com o diretor da Mar Assessoria Ambiental, que promove o evento, Rouniel Vieira.
Para ele, o Brasil tem potencial de receber entre 12% a 18% desses investimentos, mas isso dependeria de maior conhecimento sobre como atuar nessa área.
(Por JOÃO WERNER GRANDO,
Diário Catarinense, 28/10/2008)