Desde esta segunda-feira (27/10), representantes da Federarroz, Farsul, Irga e Assembléia Legislativa gaúcha estarão visitando na Bélgica e Alemanha o sistema Clearfiel de produção, que determina tolerância a herbicidas ao arroz, reduzindo os custos da lavoura orizícola. A implantação do sistema que vem sendo tratada no RS, em determinados momentos gerando discussão, deve ser conduzida com tranquilidade para que o produtor tenha garantidas vantagens pela utilização da tecnologia.
No intuito de mostrar os investimentos que estão sendo feitos no desenvolvimento de novas tecnologias para o arroz, os representantes gaúchos serão recebidos em Limburgerhof, no Centro de Desenvolvimento em Biotecnologia - Crop Design. O Coordenador da Frenteagro da AL-RS, deputado estadual Jerônimo Goergen(PP) faz parte da comitiva e vê no conhecimento tecnológico um importante instrumento para um maior desenvolvimento da produção de arroz no RS: "é importante estarmos preparados para os avanços, sempre com a leitura da defesa do produtor. Tecnologia é sinônimo de renda", enfatiza Jerônimo.
A Viagem ocorrerá entre os dias 27 e 31 de outubro, na Alemanha - Frankfurt e Heidelberg e Belgica-Bruxelas.
Contatos com Ambev
Durante a passagem pela Bélgica o deputado estadual Jerônimo Goergen(PP) também estará encontrando-se com o diretor da Ambev mundial, Alessandro Sperotto, natural de Santo Augusto, terra onde se criou o parlamentar. Alessandro, que reside em Bruxelas, foi um dos responsáveis em decidir pelo investimento da Ambev em implantar uma maltaria em Passo Fundo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 27/10/2008)