O Grupo de Estudos de Acompanhamento dos Debates em Saneamento, do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa gaúcha (AL-RS), realizou reunião de trabalho na manhã desta segunda-feira (27/10). Para falar na Assembléia Estadual final, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro, foi convidado o Secretário Nacional de Saneamento, Leodegar da Cunha Tiscoski.
Celmar Correa de Oliveira, coordenador do Grupo de Saneamento, disse que a reunião de hoje encaminhou nomes e entidades que tomarão parte no painel que será qpresentado por ocasião da Assembléia Estadual que se realizará no início de dezembro, na Assembléia Legislativa. "O grupo definiu por externar um convite ao Seecretário Nacional de Saneamento, ao representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e do Sindiáguas. Essas pessoas irão trazer contribuições que serão úteis para que os delegados possam fazer suas deliberações", adiantou Oliveira.
Para o coordenador, temas como tratamento de esgoto misto ou absoluto, usos múltiplos da água, educação ambiental, desoneração de impostos das companhias estaduais de saneamento, educação ambiental, tratamento de resíduos sólidos, entre outros, são temas que aparecem com freqüência nos debates do grupo e que estarão presentes quando da confecção do relatório final. "Os problemas atuais apresentam esta característica de serem interligados, eles não são isolados, mas implicam numa integração com outras áreas. A partir da identificação destes problemas vamos verificar como e quando resolvê-los, ou ao menos apresentar caminhos para a sua resolução", frisou Oliveira.
Participaram da reunião representantes da Central Única dos Trabalhadores(CUT-RS) , Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (SAMAE) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 27/10/2008)