O secretário Carlos Otaviano Brenner de Moraes foi empossado como titular do Gabinete de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção na Administração Pública, ontem (27/10), em cerimônia a ser realizada às 11h no Palácio Piratini.
De acordo com Brenner de Moraes, o Gabinete da Transparência fará a articulação entre os órgãos de controle já existentes, tendo como responsabilidade prevenir irregularidades e acompanhar a lisura da gestão dos recursos estaduais.
Brenner de Moraes ocupava o cargo de secretário do Meio Ambiente. Membro do Ministério Público gaúcho desde 1980, é procurador de Justiça com atuação perante a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Foi corregedor-geral e presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público e da Associação do Ministério Público do RS. Foi também professor de Direito Penal e já recebeu premiações do Movimento dos Direitos Humanos e da Associação Internacional B'inai Brith, em razão de parecer exarado em processo-crime que culminou com a primeira condenação penal na América do Sul por discriminação racial contra judeus.
(Jornal Agora, 27/10/2008)