A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) estará presente como expositor institucional na Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que acontecerá em Bento Gonçalves de 29 de outubro a 01 de novembro. A visitação será das 13h às 20h e a expectativa dos organizadores é de um público em torno de 15 mil pessoas.
No estande, a Sema dará enfoque para três ações: Balcão Ambiental, Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) e Unidades de Conservação, incluindo exposição fotográfica do Projeto de Conservação da Mata Atlântica.
Além disso, a Sema participará em vários momentos da Jornada Técnica Ambiental - agregada à programação da Fiema - para a qual está empenhada na divulgação, por meio de ofício expedido pelo gabinete do Secretário em exercício, Francisco Simões Pires, que recomenda a participação nas palestras que acontecerão de 29 a 31 de outubro.
A abertura solene da Fiema Brasil está marcada para a próxima quarta-feira (29), às 14h, quando estarão presentes o Secretário em exercício, Simões Pires, o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, e o Diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Rafael Ferreira.
A organização é da Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente (Proamb). Em sua terceira edição, tornando-se mais abrangente, a Fiema realizará paralelamente o 1º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, a Jornada Técnica Ambiental – Gestão Municipal, o Projeto Viva a Natureza – Educação Ambiental e a Rodada de Negócios, entre outras ações. O objetivo principal dos promotores é incentivar um amplo debate das questões ambientais e da sustentabilidade em diversos segmentos da sociedade, além de reunir quem tem e quem procura soluções nessas áreas.
Os seguintes segmentos estarão presentes na Feira: gestão de efluentes líquidos e de resíduos sólidos, tratamento de emissões atmosféricas, gestão de resíduos sólidos urbanos, reciclagem, geração e conservação de energias limpas, engenharia civil, laboratórios e análises, entidades acadêmicas e de pesquisas, instituições de apoio e fomento, equipamentos para produção mais limpa, entre outros.
(Sema, 27/10/2008)