De 27 a 31 de outubro, será realizada a I Semana de Agricultura Orgânica do Norte Piauiense, no município litorâneo de Parnaíba. Com a expectativa de reunir cerca de 300 pessoas, participam do evento produtores, universitários e professores de Agronomia com o objetivo de integrar a comunidade junto ao Distrito Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi), no intuito de divulgar as atividades do distrito, principalmente a de agricultura orgânica.
Estão previstos mini-cursos, workshops e visitas ao Ditalpi, além de palestras que abordarão diversos temas: homeopatia na pecuária, carne e leite orgânicos; irrigação na agricultura orgânica; plantas com potencial para controle de pragas; produção e consumo de arroz orgânico; manejo orgânico em culturas do semi-árido; mercado internacional de orgânicos e oportunidades de negócios.
Nas visitas ao Ditalpi, será promovido o "Colhe e Pague Frutas Orgânicas". Na ocasião, o visitante pagará a quantia de R$ 5 e poderá consumir todas as frutas disponíveis no local. Segundo informações do Sebrae, caju, acerola, coco, goiaba e melancia são as frutas mais cultivadas no distrito através da agricultura orgânica. A produção é toda comercializada para supermercados e sacolões de Parnaíba e Teresina. O Ditalpi responde por cerca de 400 empregos diretos e 600 indiretos.
O evento é uma realização do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Distrito Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi), Sebrae/PI, Embrapa Meio-Norte, Universidade Estadual do Piauí, Empresa Júnior de Agronomia e Cooperativa dos Produtores dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí.
Na região sul do Piauí, também há atividades com agricultura orgânica. Nesta semana, o Projeto Desenvolvimento do Extremo Sul, iniciativa do Sebrae e da Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social, entregou quatro unidades do sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) e quatro aviários para comunidades de Bom Jesus, município localizado a 632 quilômetros ao sul de Teresina.
(Adital, 24/10/2008)