Encerrou na quinta-feira (23/10) em Paris, a Sial, Feira de alimentos, onde participou acompanhando a comitiva gaúcha o Coordenador da Frenteagro da Assembléia Legislativa do RS, deputado estadual Jerônimo Goergen (PP). Um dos maiores eventos do gênero no mundo, o Salão Internacional de Alimentação (SIAL) contou com a participação expressiva de missão gaúcha , onde representantes de entidades ligadas ao meio rural e da agroindústria puderam apresentar o potencial da produção do RS, prevendo novos acordos comerciais. Os brasileiros receberam suporte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) , bem como da (Apex-Brasil), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
O evento reuniu empresas, agroindústrias e cooperativas de diversos países ligadas aos setores alimentício e de bebidas, a fim de estreitarem negócios dentro de uma nova realidade e ordem global. A missão gaúcha encontrou ambiente favorável às exportações brasileiras e novos negócios. Com grande potencial produtivo, o Rio Grande do Sul ganha espaço neste momento de incertezas que dominam o mercado, pela reconhecida capacidade que possui de produção e industrialização de alimentos nos mais diversos setores.
Na Sial, participaram expressivas cooperativas e empresas da agroindústria do RS. Doux Frangosul, Cotrijuí, Oderich e Frigorífico Mercosul consolidaram seus espaços como participantes e outras estiveram pela primeira vez como expositores no evento, caso da Naturovos. "é evidente nosso potencial no cenário mundial. Falta para os governos priorizar articulações e estratégias junto ao setor primário, para avançarmos garantindo renda e condições de enfrentarmos adversidades como a que o mundo vive hoje", afirma Jerônimo Goergen.
Nesta sexta feira (24/10), o parlamentar desembarcou em Bruxelas, na Bélgica, onde, nesta segunda-feira (27/10) aguarda comitiva do setor orizícola para conhecer área tecnológica de cultivo no cenário mundial que disponibiliza avanços que já estão chegando ao RS: "É importante estarmos preparados para os avanços, sempre com a leitura da defesa do produtor. tecnologia é sinônimo de renda", enfatiza Jerônimo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 24/10/2008)