Declínio do nível de água nos reservatórios, falta de chuvas, aumento da demanda por água e o medo das mudanças climáticas está forçando o governo australiano à buscar novas alternativas para obtenção de água. Em meio a este cenário, a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, confirmou: o estado irá beber água reciclada já a partir de março de 2009.
A medida será implementada primeiro na região sudeste do estado, uma das de mais rápido crescimento urbano nos últimos tempos, atingindo cidades como Brisbane e Gold Coast. A água, de acordo com Bligh, será reciclada de plantas de tratamento de esgoto sanitizadas, apropriadas para o consumo humano.
Há vários outros projetos de reciclagem hídrica sendo destinados à indústria, mas este, segundo a primeira ministra, será o primeiro em favor do consumo da população australiana. "Queensland se tornará o estado mais ambiental e eficiente no que se refere ao abastecimento de água na Austrália - e um dos melhores no mundo", ressalta Bligh.
O estado de Queensland, que começa na metade da costa leste da Austrália e vai até o extremo norte do país, perto da Nova Guiné, vem passando por um período seco. A região a ter água reciclada como água potável não fica tão longe assim do mais importante centro do país, Sydney, e da capital, Canberra.
Anna Bligh advertiu que outros Estados terão, eventualmente, que fazer o mesmo, já que o problema hídrico tem se acentuado no país com os impactos das mudanças climáticas.
A prática de beber água reciclada já é empregada em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Cingapura. Na Austrália, uma parte da população ainda não se acostumou com a idéia e dizem recusar-se a beber água reciclada.
E você, beberia?
(Por Tatiana Feldens, AmbienteJá, 27/10/2008)