A chuva forte que cai sobre o Rio Grande do Sul já deixou desabrigados no Interior. O maior número, segundo o tenente-coronel Joel Prates, chefe da Casa Militar e responsável pela Defesa Civil, é em Cerro Largo, onde 1,2 mil pessoas foram atingidas pelo temporal e tiveram as casas destelhadas.
Em Santa Rosa, com a chuva forte, a Sanga do Inácio e o Lajeado Pessegueirinho transbordaram inundando centenas de residências. Em Santa Maria, na Região Central, houve deslizamentos de terra.
Em Pedro Osório, no sul do Estado, 38 famílias estão desabrigadas. Há problemas também em Erechim, no norte do Estado, e em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo onde, segundo a Defesa Civil, uma chuva de granizo danificou as lavouras de fumo no interior do município.
— O problema é que o Estado vem sendo castigado pelo clima nos últimos meses e as famílias não conseguem se recuperar totalmente e sofrem, a cada chuva.
Agora pela manhã, três caminhões da Defesa Civil seguem de Porto Alegre para os municípios atingidos levando colchões, roupa de cama, cobertores, cestas básicas e kits de limpeza, para ajudar as famílias a recuperar as casas.
(Clicrbs, 26/10/2008)