Choveu 136 milímetros em quatro horas neste sábado, inundando os riachos que cortam o município.
A chuva abrandou em Santa Rosa, no noroeste do Estado, neste sábado, mas cerca de cem famílias estão desabrigadas em decorrência da enxurrada. Foram registrados 136 milímetros de chuva em quatro horas, inundando os riachos que cortam o município, alagando a região mais baixa do local — 12 bairros foram atingidos.
As família ribeirinhas foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil, que teme os riscos da cheia. Em algumas localidades, o resgate foi feito de barco. O coordenador da Defesa Civil municipal, Eduíno Lôrentz, afirma que a reconstrução das casas deve ocorrer somente na segunda-feira, quando a chuva parar.
Em Cerro Largo, nas Missões, a chuva de granizo atingiu cerca de 250 casas, provocando destelhamento em parte delas. Cerca de 40 famílias ficaram desabrigadas e passam a noite no Ginásio Municipal. A Defesa Civil já providenciou mantimentos e material para o conserto das residências atingidas.
Houve alagamento também no município de Três de Maio, mas durante a tarde a situação foi normalizada. Em Erechim, na região norte do Estado, 140 moradias ficaram danificadas. Foram distribuídos alimentos, lonas e cobertores para as famílias atingidas.
Em Encantado, o nível das águas continuava subindo na noite deste sábado, mas bombeiros ainda consideravam tranqüila a situação.
(Clicrbs, 26/10/2008)