A operação Campos Lindos do Ibama no Tocantins em conjunto com o órgão ambiental do Estado, Naturatins, embargou atividades em 10 áreas de Cerrado destruídas ilegalmente nos municípios de Campos Lindos, Goiatins e Barra do Ouro, entre os dias 8 e 22 de outubro.
As áreas devastadas somam 1489 hectares, e as multas aplicadas chegam a R$ 774.500. Além de desmatamentos sem autorização, a fiscalização constatou a destruição da vegetação em áreas de preservação permanente, e em reservas legais averbadas.
A região alvo é uma nova fronteira agrícola na divisa do Tocantins com o Maranhão, e muitas das áreas não têm documentos fundiários, o que dificulta a concessão de licenças ambientais para empreendimentos agrícolas, bem como regularização e autorizações para supressão vegetal.
Segundo o chefe da fiscalização no Tocantins, Lenine Barros Cruz, a operação visa proteger o Cerrado, vegetação predominante na região. Visando o licenciamento ambiental, “atuamos em parceria com o Naturatins, objetivando que o estado regularize a situação dos imóveis rurais da região, o que já vem ocorrendo”, concluiu Lenine.
(Por Christian Dietrich, Ascom/Ibama, 23/10/2008)