A Assembléia Legislativa do Mato Grosso inaugurou nesta quinta-feira (23/10) a Oficina de Reciclagem, Programa Ambientação – ex-programa Coleta Seletiva de Lixo. A oficina é a primeira instalada em órgãos públicos mato-grossenses. O espaço foi criado por meio de uma parceria do Legislativo com o Banco do Brasil.
O coordenador do Planejamento Estratégico, Abílio Camilo Fernandes, afirmou, durante inauguração da Oficina de Reciclagem, Programa Ambientação – ex-programa Coleta Seletiva de Lixo – que a oficina está preparada para produzir 400 folhas tipo A4 e outros formatos por mês.
“Até 2010, a Casa estará reciclando 100% do material consumido aqui – como revistas e jornais. Esses papéis serão transformados em papéis reciclados e envelopes. É mais uma meta que está sendo finalizada pelo Planejamento Estratégico é um sonho que se torna realidade”, disse Abílio Fernandes.
De acordo com Abílio Fernandes, o Legislativo mato-grossense é o primeiro entre as Assembléias Legislativas do país a criar uma oficina de reciclagem para seus funcionários.
“O nosso Legislativo está saindo na frente de todas as Casas de Leis. E aqui em Mato Grosso não existe nenhum órgão público que tenha implantado oficina de reciclagem, mas acredito que em pouco tempo outros órgãos vão nos procurar para conhecer o nosso trabalho”, destacou Abílio Fernandes.
A gerente do Programa Ambientação da Assembléia Legislativa, Sandra Heloisa Pereira Lopes, cerca de 80% dos papéis consumidos são reciclados e não parar mais no lixo. Segundo a gerente, em 2007 foram recolhidos 12 toneladas de papéis. “È um sonho que se torna realidade. Aqui tudo é aproveitado. Somos uma equipe pequena de trabalho, mas grande nas ações”, destacou Sandra Lopes.
Para o gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Márcio Alexandre, a parceria do BB com a Assembléia Legislativa é antiga e que a instituição financeira está sempre auxiliando projetos voltados à sustentabilidade do meio ambiente. “A reciclagem é mais um ponto positivo para a conservação e preservação do planeta. Por isso, o BB está feliz em formar essa parceria com o Legislativo estadual”, destacou Márcio Alexandre.
A parceria entre a Assembléia Legislativa e o Banco do Brasil foi responsável aquisição de vários equipamentos que serão usados pela Oficina de Reciclagem como, por exemplo, liquidificador industrial – para triturar papéis -, computadores, guilhotinas e armários. Além de parte dos recursos serem voltados à qualificação dos servidores responsáveis pela reciclagem.
(Por Elzis Carvalho, Secretaria de Comunicação Social AL-MT, 23/10/2008)