A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai instalar na próxima quarta-feira (29/10) a subcomissão especial para diagnosticar e sugerir políticas para o mercado de fertilizantes no país.
Autor do requerimento para criar a subcomissão, o deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) diz que o Brasil poderia ser auto-suficiente na produção de fertilizantes agrícolas se houvesse uma política pública para o setor.
O parlamentar lembra que os fertilizantes contribuem com cerca de 35% a 40% do custo da produção agrícola no país. Andrade, que acompanha os preços dos fertilizantes agrícolas há quase 20 anos, acrescentou que o Brasil tem uma dependência externa de quase 75 % dos fertilizantes que utiliza, o que, na opinião dele, significa um perigo para os produtores rurais.
Auto-suficiência
Andrade conta que analisou o tema nos ministérios da Agricultura e das Minas e Energia e no Departamento Nacional de Propriedade Mineral (DNPM). O Ministério da Agricultura começou a fazer um estudo sobre o tema no ano passado. "Estamos convicto que o país tem condições de ser auto-suficiente em grande parte desses fertilizantes, principalmente no que diz respeito ao fósforo e aos nitrogenados. Com uma possível dependência na parte do potássio."
Para Antonio Andrade, o que falta para a auto-suficiência no setor de fertilizantes é uma política pública para a exploração das nossas minas. Ele defendeu um estímulo do governo para as empresas explorarem as jazidas de fósforo, o que poderia servir até para exportação.
A reunião está marcada para as 9h20, no plenário 6.
(Por Paulo Roberto Miranda, Agência Câmara, 23/10/2008)