O secretário do Meio Ambiente em Exercício, Francisco Simões Pires recebeu nesta quinta-feira (23) o plano de gestão ambiental do Município de Taquara, um dos requisitos para a qualificação ao licenciamento ambiental de impacto local. A entrega foi feita pelo prefeito Cláudio Kaiser, que compareceu ao gabinete acompanhado da equipe técnica do município.
O plano de gestão ambiental de Taquara foi submetido à apreciação em três audiências públicas em 2008, sendo que o processo de municipalização do licenciamento tramita na Secretaria do Meio Ambiente desde novembro de 2006. Ele deverá ser apreciado na próxima reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em novembro próximo.
O secretário em exercício Francisco Simões Pires lembrou a importância do compartilhamento do licenciamento ambiental, uma das metas do governo Yeda Crusius na gestão ambiental.
O prefeito de Taquara, Cláudio Kaiser falou sobre os projetos desenvolvidos em seu município, como o cadastramento de mineradores e o de recolhimento do óleo de cozinha. O prefeito disse ainda que espera em breve poder implementar o licenciamento de impacto local, uma das formas de cooperação com os órgãos estaduais.
Segundo ele, tão logo o Consema aprove o processo de qualificação de Taquara, há interesse em complementar a gestão ambiental mediante convênio com a Secretaria do Meio Ambiente para o manejo da vegetação no bioma da Mata Atlântica.
Estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente de Taquara, Sérgio Moraes e as técnicas Heloísa M. Luciano, Dione Maria Gelinger e Maria Alice Fleck Tedesco e o coordenador do SIGA, Niro Afonso Pieper.
O município de Taquara, pertencente ao Corede Paranhana-Enconsta da Serra tem população estimada em 55.270 habitantes, com economia voltada para a área de serviços, indústria e agricultura.
(Sema, 23/10/2008)