Municípios da região central do RS comercializam produto dentro dos padrões estabelecidos. Operações de monitoramento são realizadas há cinco anos pelo Ministério Público
O Ministério realizou nos dias 20 e 21 de outubro uma operação de monitoramento da qualidade dos combustíveis comercializados em postos nos municípios de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Ivorá, São João do Polesine e Nova Palma. Todas as amostras analisadas encontravam-se dentro dos padrões legais. Participaram da operação os promotores de Justiça Rossano Biazus, do Centro Integrado de Apoio Operacional e Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor - Cidecon, e Cláudio Antônio Rodrigues Estivallet Júnior.
No laboratório móvel montado na Promotoria de Justiça de Faxinal do Soturno, o engenheiro químico Renato Zucchetti analisou 20 amostras coletadas nos postos da região. No entendimento dos Promotores que participaram da operação, os resultados satisfatórios comprovam que a atuação permanente e sistemática, iniciada há cinco anos, reduziu drasticamente o índice de inconformidade dos combustíveis no Estado.
Até o encerramento de 2008, o Ministério Público deverá realizar operações similares em outras regiões do Rio Grande do Sul, sempre em um trabalho conjunto entre o Cidecon e as Promotorias de Justiça do interior.
(Por Ricardo Grecellé, Agência de Notícias MP-RS, 23/10/2008)