Na manhã da última quarta-feira (22), a Operação Guardiões da Amazônia com base operativa em Itaituba autuou em R$28,5 mil o responsável pelo desmatamento de 56 hectares de área no município, sem autorização do órgão competente. Ele foi notificado a assinar, ainda na quarta-feira, o termo de embargo e o auto de infração correspondentes ao crime ambiental praticado, mas como não compareceu ao escritório do Ibama em Itaituba, pagará mais R$14,25 mil pela desobediência.
De acordo com o fiscal do Ibama, Alessandro Queiroz, o desmate foi descoberto na semana passada, quando os fiscais mensuraram a área e se dirigiram até a sede da fazenda, para identificar o responsável. “Ele desmata para ampliar o pasto, já que é criador de gado, mas, agora, embargada a área, ele não poderá trabalhar nesta terra como havia previsto”, conta.
A Operação Guardiões da Amazônia em Itaituba, coordenada pelo Escritório Regional do Ibama no município e apoiada pela Polícia Militar e pelo ICMBio está atuando na região desde o dia 22 de setembro deste ano e permanecerá por tempo indeterminado.
(Ascom Ibama, Diário do Pará, 24/10/2008)