O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), recebeu, na tarde desta quarta-feira (22/10), o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para discutir a possibilidade de alterar o nome do álcool etílico para etanol. Os dois termos têm o mesmo significado, mas, de acordo com o presidente da ANP, a mudança é necessária.
- A palavra álcool é uma denominação generalizada (há vários tipos de álcool) e o etanol é um produto específico, de maior valor comercial.
O etanol tem crescido no mercado mundial como uma alternativa à gasolina e ao diesel por ser menos poluente. Além disso, sua fonte é renovável, pois é produzido a partir de resíduos agrícolas, ao contrário do petróleo que origina a gasolina e o diesel.
Para Marconi Perillo, é importante reivindicar um espaço maior para os biocombustíveis na agenda da ANP. O pedido em favor do etanol foi apresentado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e encaminhado para a Agência Nacional do Petróleo, onde vai tramitar com o apoio da CI.
(Agência Senado, 22/10/2008)