O projeto “Vigilante Ambiental”, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Mário Mércio da Silveira, no bairro Prado Velho, foi iniciado no mês de abril em parceria com o Grupo de Estudos e Educação Ambiental “Prevenir”. A principal finalidade da iniciativa é capacitar os alunos para que sejam agentes multiplicadores de conceitos e procedimentos corretos sobre como tratar o meio ambiente.
Cerca de 60 alunos de 4º a 9º ano, são atendidos no projeto, que inclui nas atividades, conhecimentos sobre: educação ambiental, posturas sociais, leis ambientais, repelentes naturais, higiene e saúde, entre outros. A capacitação acontece em horários alternativos ao turno escolar.
Além dos instrutores permanentes, Iara Martins, professora de ciências pós-graduada em Educação Ambiental e Luiz Gustavo Esteves, agente prevencionista voluntário, o projeto conta com a colaboração de órgãos públicos como: Pelotão da Polícia Ambiental, Coordenadoria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (SMSMA) e Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Além da educação teórica realizada na escola, são efetuados trabalhos práticos no bairro e região, tais como: mutirões de limpeza, pesquisas e visitas de conscientização com panfletagem, estas, sendo realizadas desde 11/10/ 08, com objetivo de atingir todas as residências do bairro.
O projeto tem a coordenação das professoras Nívea dos Santos Marques, diretora, Silvana Raquel Gonçalves de Deus, Supervisora Pedagógica e Rita de Cássia Pamplona Machado, Orientadora Educacional.
(Jornal Minuano, 23/10/2008)