O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Alceu Morteira (PMDB), instalou na manhã desta quarta-feira (22/10) a Comissão Especial sobre os Avanços das Pesquisas de Células-Tronco. A comissão será presidida pelo deputado Paulo Brum (PSDB), tendo como vice o deputado Mano Changes (PP) e como relator o deputado Kalil Sehbe (PDT).
Moreira destacou a importância do tema e solicitou que a comissão democratize o conhecimento sobre as pesquisas realizadas com células-tronco. "Que a comissão pudesse andar pelo Estado todo difundindo o que é a célula-tronco, quais são os benefícios do domínio desta tecnologia, as possibilidades de avanços médicos e a busca daquilo que até pouco tempo parecia inalcançável", destacou Moreira.
Brum ressaltou que com esta comissão especial ele pretende dar seguimento à comissão que tratou do tema no ano de 2006 na Assembléia Legislativa. "O nosso objetivo é trazer para esta Casa cientistas e médicos do Rio Grande e do Brasil, para que possamos assim esclarecer a comunidade e fazendo da Assembléia o palco para que estas ações sejam divulgadas e desenvolvidas", justificou.
A comissão terá o prazo regimental de 120 dias para apresentar o relatório final dos trabalhos. Participaram do ato de instalação, além do presidente, vice-presidente e relator, os deputados Alberto Oliveira (PMDB), Cassiá Carpes (PTB) e Marquinho Lang (DEM).
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 22/10/2008)