A barragem Jaguari estará localizada na bacia hidrográfica do rio Santa Maria, com um volume acumulado de 152 milhões de metros cúbicos de água e ocupará áreas dos municípios de Rosário do Sul, Lavras do Sul e São Gabriel. Um dos articuladores para a viabilização das barragens na bacia do Rio Santa Maria, o deputado Berfran Rosado lembra que a obra reduzirá os riscos de perdas na lavoura na Fronteira Oeste.
"A implementação das obras, além dos investimentos, garantirá a recuperação do rio Santa Maria e abrirá em torno de 3,2 mil vagas de emprego durante os dois anos de execução da obra e, em operação, a estimativa é de acréscimo de oito mil novos empregos", comemorou o deputado.
Participaram da licitação, as empresas CMT Engenharia, Odebrecht Toniolo Busnello e o consórcio Sultepa/Convap. Os envelopes de preços referentes à licitação e os de projetos complementares foram abertos na última terça-feira na Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água do RS e o vencedor será conhecido nesta quinta-feira (23/10).
Na sexta-feira (24/10), Berfran participa de encontro, promovido pelo Comitê do Rio Santa Maria, às 14h, no Centro Empresarial com a presença do secretário Extraordinário de Irrigação, Rogério Porto.
Berfran salienta que há também a licitação da construção da barragem Taquarembó, igualmente na bacia do Rio Santa Maria, que será promovida em breve pelo governo do Estado. A estrutura compreenderá os municípios de Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul. A barragem do arroio Jaguari cobrirá uma área de 17 mil hectares e a do arroio Taquarembó, 10 mil hectares, permitindo a irrigação de 27 mil hectares. Assim, haverá ampliação, em mais de 20%, da área de plantio na região, beneficiando as comunidades de Rosário do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, São Gabriel e Cacequi. As obras das duas barragens serão conduzidas com verbas do Tesouro do Estado e do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
(Por Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 22/10/2008)