A proposta orçamentária de 2009 para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) reserva R$ 40 mil para a implementação do programa de educação ambiental no Estado. De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do meio Ambiente, deputado Daniel Bordignon (PT), este valor não condiz com um programa de amplitude estadual. "Temos quase 500 municípios no Rio Grande do Sul. Estruturar um forte programa de educação ambiental nas escolas públicas requer maior atenção do governo estadual, inclusive nos valores dispendidos", enfatiza.
Em 2007, Bordignon solicitou junto à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, a realização de audiência pública para discutir questões relacionadas à educação ambiental.
Na ocasião, foram convidados representantes da Coordenação da Política Estadual de Educação Ambiental para apresentar o Plano de Educação Ambiental; dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, para exporem as ações que estão sendo realizadas em âmbito federal; e da Comissão Institucional de Educação Ambiental do Estado (CIEA-RS).
De acordo com o petista "a discussão de novos paradigmas que resultem um novo modelo de sociedade, em que a participação de todos seja efetiva na preservação dos recursos naturais, é fundamental".
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 22/10/2008)