A governadora Yeda Crusius esteve ontem à tarde em Passo Fundo, onde lançou o Programa Estruturante Saneamento em Ação, que prevê investimento de R$ 1,3 bilhão. Ela também inspecionou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arroio Miranda, localizada no loteamento Leonardo Ilha, e inaugurou o colégio de Ensino Médio Tiradentes, da Brigada Militar, que vai funcionar no antigo prédio da escola Salomão Iochpe a partir de março de 2009.
Na vistoria das obras da ETE Arroio Miranta, a governadora esteve acompanhada pelo prefeito Airton Dipp, deputado Luciano Azevedo e secretários. A implantação da estação está orçada em R$ 15 milhões. A previsão de conclusão da ETE é para maio de 2009 e da rede coletora para março de 2010. A estação deve atender a 8 mil residências do bairro São José e dos loteamentos Leonardo Ilha e Coronel Massot. Segundo Yeda, após a conclusão da obra, a coleta e tratamento de esgoto em Passo Fundo saltará de 18% para 56%.
A governadora afirmou que a estação está sendo construída com o que de mais moderno existe em termos de tecnologia para garantir a preservação do meio ambiente. Em pleno funcionamento, a estação Arroio Miranda deverá tratar 4,7 mil metros cúbicos de esgoto por dia.
(Correio do Povo, 22/10/2008)