O site de leilões online eBay proibiu o lance de qualquer produto que contenha marfim. A atitude veio depois que uma matéria do International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) listou mais de sete mil produtos ilegais que são vendidos em cerca de 180 sites pela Internet. Mais de 70% desses itens eram feitos de marfim. A caça ilegal de elefantes para retirar suas presas colocou esses animais em risco de desaparecimento.
O site foi responsabilizado por 2/3 do comércio de produtos de animais em extinção e proibiu que qualquer produto com marfim seja leiloado, mesmo que sejam oriundos de animais fora de perigo, como as morsas. Dessa forma, ele não precisa inspecionar cada oferta de produto com o marfim.
Mesmo com o marfim banido, o comércio de produtos vindos de animais em risco está longe de acabar no eBay. Couro de elefantes, cascos de tartarugas e peles de leopardo, camaleão e crocodilo estão disponíveis no site de alguns países. Há uma década atrás, esses produtos não eram proibidos, mas hoje não escapam do comércio virtual.
(Por Thaís Ferreira, Blog do Planeta, 21/10/2008)