O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sugeriu nesta terça-feira (21/10) uma série de medidas para minimizar os efeitos da crise financeira internacional sobre a agricultura brasileira. Goellner dividiu as sugestões em duas áreas: crédito e renda.
Na área do crédito para custeio da próxima safra, ele apontou o aumento da dotação de recursos para bancos oficiais; redução das exigências para obtenção de crédito; aumento dos percentuais de aplicação dos recursos da poupança; e aumento das dotações de recursos do Tesouro Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); além de ajuda às chamadas tradings [empresas exportadoras], através da liberação de reservas cambiais.
Para assegurar renda, o senador sugeriu a revisão do preço mínimo dos produtos agrícolas, tendo como base os atuais custos de produção; a suplementação de recursos no Orçamento Geral da União para 2009, visando o custeio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e das operações de AGF/EGF; e redução da tributação de ICMS para os produtos agrícolas e para o frete desses produtos.
(Agência Senado, 21/10/2008)